Sean Connery, Goodbye 007


Para as pessoas que tenham pelo menos quarenta anos, a maioria, quando ouvem falar de James Bond ou 007, o nome que lhes vem à cabeça é Sean Connery. Não só pelo facto de ter sido o primeiro James Bond, como também o mais talentoso deles todos. O actor encarnou por seis vezes o papel do detective inglês (personagem criada por Ian Flemming), praticamente na década de sessenta (1962 a 1971), não esquecendo outros filmes que o actor escocês fez como os Intocáveis (que lhe valeu o Óscar de melhor actor secundário), Indiana Jones e a Grande Cruzada, os Intocáveis, Rochedo, entre outros.

Ainda hoje, Sean Connery é o Bond preferido de muita gente. Não é e nunca foi dos meus actores preferidos mas, foi sem dúvida, o melhor James Bond de sempre, tendo sido substituído por George Lazenby ao fim de sete anos de encarnar a personagem pela primeira vez. Acontece que, o Australiano não teve o mesmo sucesso de Sean Connery, e a maioria dos fãs de James Bond ficou desiludida com esta substituição, pelo que o actor escocês voltou  a encarnar novamente a personagem, pela última vez com o filme “Os Diamantes São Eternos”. A interpretação de George Lazenby no papel de James Bond foi tão má, que o actor australiano não voltaria a interpretar mais a personagem. Ficou-se apenas pelo “Ao Serviço de Sua Majestade”. Contudo, o filme teve uma coisa boa. Foi feito em Portugal.

Depois tivemos o terceiro James Bond, Roger Moore que infelizmente também já não está entre nós. Foi o actor que mais vezes interpretou a personagem, tendo-o feito por sete vezes (1973 a 1985), mais uma que Sean Connery. Também foi bem aceite pelos fãs, embora sendo um actor completamente diferente das características de Sean Connery. Depois tivemos Timothy Dalton, que tinha sido o escolhido para substituir Sean Connery. Acontece que o actor britânico achava que era muito novo para encarnar a personagem, e foi Roger Moore o escolhido para sucessor do actor escocês. Timothy Dalton viria a fazer o papel de James Bond, apenas duas vezes. Pierce Brosnan já era, antes dele, o actor indicado para substituir Roger Moore, mas o actor irlandês já tinha assinado um contracto para mais uma temporada numa série em que estava a trabalhar, tendo então Timothy Dalton sido chamado para substituir Roger Moore. A espera para fazer o terceiro filme demorou tanto, devido a vários  conflitos, que o actor acabou por desistir e seguir a sua carreira noutros projectos.

Seis anos depois, sem James Bond no cinema, e em 1995, Pierce Brosnan surgiu como o quinto actor a interpretar a personagem, sendo ele o James Bond preferido da malta mais jovem nos dias de hoje, que o viram no cinema quando eram mais novos. Ao fim de quatro filmes de 007, o actor irlandês viria a ser substituído por Daniel Crag, o sexto da série. Brevemente irá estrear o seu quinto e último filme nos cinemas no papel de 007, tendo sido ele também o primeiro James Bond, que ainda não era nascido quando a personagem foi criada pelo Ian Flemming.

Sean Connery irá deixar muitas saudades a quem seguiu a sua carreira e certamente vai continuar na memória de muitos nós, como o mais conseguido James Bond de sempre!

            Goodbye Mr. Bond. Rest in Peace.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bandas que cantam em inglês

Novela “Anjo Selvagem”

Palavrões na série Rabo de Peixe