Faltas de Consideração – Parte I


     Existem muitas circunstâncias para haver faltas de consideração pelas pessoas, o que leva ao seu desalento, quando não têm o devido respeito, porque não têm a consideração ou o feedback que lhes devia ser dado. 

      Comecemos a falar dos telemóveis. É hábito nosso diariamente fazermos e recebermos chamadas, como também enviar e receber mensagens escritas. Até meio da década de 90, o único meio telefónico que tínhamos era o telefone de rede fixa. Quando tocava, não sabíamos quem estava a telefonar, e muito menos quem nos tinha ligado. Os telefones não tinham ecrãs para podermos visualizar quem nos tentou ligar para casa.

      Hoje os meios de comunicação são totalmente diferente de há 25 anos atrás. Temos telemóveis, internet, dentro da internet temos as redes sociais, o Skype e o Whatsapp, entre outros. Quando nos ligam para o telemóvel e não atendemos a chamada, fica registado no ecrã “1 chamada não atendida”. E daí podemos saber quem nos tentou contactar. Normalmente por uma questão de consideração, retomamos a chamada para quem nos tentou ligar, assim que nos é  possível.

      Responder a uma mensagem, e-mail ou carta, faz parte da educação das pessoas. O mesmo  se passa quando as empresas recrutam pessoas pela internet, e os candidatos que não são seleccionados, nem sempre tem o devido  feedback.

    Quando recebemos uma mensagem de alguém, por uma questão de consideração responde-se sempre. Mas infelizmente, há muita gente que não o faz. As pessoas que têm por hábito fazer isso, de certeza que quando enviam comunicados escritos, também gostam que lhes respondam. Por isso existe aquela expressão, “Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti”.

     Hoje em dia já não há desculpas para não responder. Nos pacotes que temos nos serviços de telemóvel, temos direito a enviar mensagens e fazer chamadas gratuitas dentro do nosso pack. Antigamente vinha-se com a desculpa que não tínhamos dinheiro para responder. Hoje, vem-se com a desculpa de que estávamos a trabalhar, tive o dia muito tarefado, estava a mudar a fralda ao bebé, etc. Assim que seja possível, nem que seja alguns dias depois, deve-se sempre responder. Quando ligamos a uma pessoa e essa pessoa não nos atende, custa-nos ligar novamente. Apenas não respondemos, se por ventura estivermos chateados com ela. Se não pretendermos ser contactados por determinadas pessoas, podemos bloquear-lhes o número, como também no Whatsapp e no perfil do Facebook.

     Falando um pouco do passado antes de surgirem os serviços da NOS, MEO e Vodafone, as chamadas que fazíamos eram pagas. E tínhamos que ir ao multibanco recarregar o telemóvel, para podermos fazer chamadas e enviar SMSs. Se fizéssemos chamadas para a mesma rede, tinha um determinado preço. Se fizéssemos chamadas para outras redes ficava um bocado mais caro. O pior não era isso. O pior de tudo, é que havia indivíduos que davam apenas um toque, para ver se essas pessoas lhes retomavam as chamadas. É uma boa forma de não gastar dinheiro. Para não gastarmos o nosso dinheiro, damos um toque aos outros para que sejam eles a gastar e não nós. Isto é o mesmo se formos fumadores, para não gastarmos dos nossos cigarros, vamos tentar a sorte com os outros, com a esperança que nos dêem um cigarro.


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