Desgraçados dos Magriços


       No Mundial de 1966 em Inglaterra, Portugal fez até agora a melhor qualificação de sempre, ao ter ficado em terceiro lugar, tendo vencido nesse jogo a Rússia por 3-1. Mundial esse que foi vencido pela anfitriã Inglaterra, ao vencer na final a selecção alemã por 4-2 após prolongamento, com um golo que não se sabe se a bola entrou, e ainda hoje esse golo gere muita polémica.
    Acontece que a selecção portuguesa foi eliminada pela selecção inglesa na meia-final, tendo perdido por 2-1. Portugal eliminou a Correia do Norte nos quartos de final por 5-3, o célebre jogo em que os Magriços estiveram a perder por 3-0, e deram a volta ao resultado, tendo marcado cinco golos, quatro deles com a assinatura de Eusébio.
     Meia-final do Inglaterra-Portugal. Essa partida era para ter sido disputada em Liverpool, onde a selecção portuguesa já estava instalada. A Federação Inglesa de Futebol, fez com que o jogo se disputasse em Londres, cidade onde a selecção inglesa estava instalada. Esta mudança de estádio, foi autorizada pela FIFA, um dia antes do jogo.
      Então, os magriços foram obrigados a fazer uma viagem de comboio de oito horas, de Liverpool até Londres, a menos de vinte e quatro horas da derradeira meia-final que iria ser disputada no estádio de Wembley. Estádio esse que viria a ser palco da final. Num Mundial ou num Europeu de futebol, as meias-finais nunca são disputadas no estádio onde se realiza a final. Temos o exemplo do Europeu de 2004, em que a meia-final de Portugal contra a Holanda foi disputada no estádio de Alvalade, tendo a final sida disputada no estádio da Luz. É verdade que foi disputada na mesma cidade, mas em estádios diferentes. À excepção do Mundial 1966, nunca  noutro Mundial ou Europeu entre outras competições do género, as meias-finais foram disputadas no estádio das respectivas finais.
       Após oito horas de uma longa viagem, a selecção nacional foi instalada num hotel nos arredores de Londres, para no dia seguinte os magriços terem de se levantar cedo e ainda fazerem mais uma viagem no próprio dia do jogo. Isto para além das meninas que a Federação Inglesa de Futebol, ofereceu aos jogadores portugueses para que eles fizessem direta na noite antes da partida, para que depois no jogo estivessem mesmo estafados. E sucesso tiveram quando derrotaram a selecção das Quinas pela margem mínima, no estádio de Wembley que encheu, quase todo ele a torcer pela equipa inglesa.
     Esta polémica, foi notícia mundial. Todo o mundo ficou a saber como a selecção inglesa eliminou Portugal e venceu a selecção alemã com o tal golo que pelos vistos não ultrapassou a linha de golo.
     Inglaterra foi até agora a selecção vencedora mais polémica de sempre. Foi até agora a única final a que chegaram (tendo sido a própria anfitriã), e para além desta final, apenas conseguiram chegar a três meias-finais, juntamente com os campeões europeus. Comparando com Portugal, estão muito abaixo de nós. Portugal conta com duas finais e cinco meias-finais.
      Trinta anos depois do Mundial de 1966 em Inglaterra, tivemos o Europeu de 1996 precisamente em Inglaterra. Competição essa que foi vencida pela selecção alemã, onde nas meias-finais a Alemanha eliminou a Inglaterra, e que na televisão não se ouvia outra coisa a não ser: “Trinta anos depois, a vingança”.
      Para esse Europeu, os Lusitanos (nome pelo qual os jogadores da selecção nacional ficaram conhecidos), na fase de apuramento, Portugal ficou no mesmo grupo que a República da Irlanda. A Inglaterra, como o país organizador, teve apuramento directo. Na fase de grupos, os que ficassem em primeiro lugar tinham apuramento directo, e dos segundos classificados, só passavam os seis melhores. Tendo os dois segundos piores classificados, disputarem um jogo de eliminatória, porque apenas um podia passar.
      Na última jornada na fase de apuramento, Portugal garantiu o primeiro lugar, ao ter batido a República da Irlanda no antigo estádio da Luz por 3-0. Os irlandeses ficaram em segundo lugar do grupo, tendo que disputar eliminatória, uma vez que não ficaram nos seis melhores segundos lugares.
         Após o jogo Portugal-Irlanda, a RTP entrevistou um irlandês que assistiu ao jogo no estádio da Luz, e disse que na eliminatória (tendo já ele conhecimento que a Irlanda ia disputar essa fase), a sua selecção ia vencer a partida e estar no Europeu de 96, e que depois iam encontrar novamente Portugal, e que aí, seriam eles a ganhar aos lusitanos.
    Acontece que, a Irlanda perdeu essa eliminatória, não ficou qualificada para o Europeu de Inglaterra, e para desespero desse adepto, não pode ver a sua selecção a vencer Portugal como tanto desejaria.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bandas que cantam em inglês

Novela “Anjo Selvagem”

Palavrões na série Rabo de Peixe