Polémicas na Fórmula 1 – Parte III
Em 1997, tivemos a rivalidade entre Michael Schumacher e Jacques Villeneuve. No último grande prémio o piloto alemão tinha um ponto de vantagem sobre Villeneuve. Foi uma prova delirante, de cortar a respiração. Michael Schumacher manteve-se imparável em quase toda a corrida, quando a vinte e uma voltas do fim, Villeneuve ao ultrapassar Schumacher, o piloto alemão bate com o carro no do piloto canadiano para que ele não pudesse seguir em frente.
Jacques Villeneuve prosseguiu o resto das voltas que tinha de concluir para ser campeão, sem qualquer tipo de problemas, e na última volta deixou-se ultrapassar por Mika Hakkinen e David Coulthard, tendo o piloto finlândes ganho um grande prémio pela primeira vez na sua carreira. Atrás de Villeneuve ficou Gerhard Berger, que se ia reformar da Fórmula 1, tendo o desejo de conquistar um lugar no pódio no seu último grande prémio, mas um campeão também merecia lugar no pódio.
No fim de contas, Schumacher ficou com zero pontos devido à tentativa de colocar o seu rival fora da corrida para tentar ser campeão novamente, tendo Jean Alesi ficado em segundo lugar. Se em 1990, houvesse essa lei, Ayrton Senna também tinha sido desclassificado e o título tinha sido atribuído a Alain Prost.
Em 1998/1999, foram duas temporadas praticamente iguais. Tivemos como principais candidatos ao título Michael Schumacher e Mika Hakkinen. Schumacher pilotou pela Ferrari e Mika Hakkinen pela Mercedes. Tendo o piloto finlandês melhor carro que o alemão.
Mika Hakkinen venceu sem grandes polémicas as duas temporadas, tendo Michael Schumacher sido vice-campeão.
Nas épocas seguintes, ao fim de cinco anos de ter assinado pela Ferrari, Michael Schumacher foi finalmente campeão pela equipa italiana. Tendo depois sido campeão, nas quatro épocas seguintes, não tendo qualquer adversário directo, e no último ano venceu quase todos os grandes prémios, o que se tornou um grande problema para a Fórmula 1. Sempre o mesmo piloto a vencer todos os grandes prémios. Cada corrida, uma vitória para o piloto alemão.
Schumacher teve uma vida negra quando assinou pela Ferrari, não tendo sido campeão nos primeiros quatro anos. Quem não se queixou de ter sido vencido pelo piloto alemão, foi Mika Hakkinen, após ter sido bicampeão, nunca mais voltou a ter sucesso devido à competência de Schumacher. Desesperado, o piloto finlandês não disputou a temporada de 2002, tendo dito em conferência de imprensa que estava muito cansado e que voltaria na temporada seguinte. Mas o que é verdade, é que Mikka Hakkinen nunca mais voltou a competir.
Porém, fica marcado na carreira do finlandês em 2000 no grande prémio da Bélgica, quando fez uma das mais belas ultrapassagens da história da Formula 1, sobre o piloto alemão. Com uma bela manobra pela esquerda e aproveitando a presença de um outro piloto Ricardo Zonta, Häkkinen ultrapassou Schumacher com toda a sua habilidade. No final da corrida, Häkkinen explicou ao seu rival como fez essa tal manobra.
Mika Hakkinen, disse no final da temporada de 2001 que ia estar parado durante um ano porque estava muito cansado, sendo ele apenas piloto da Fórmula 1. Michael Schumacher, competindo na mesma altura que o piloto finlandês, para além de piloto desta competição, era jogador de futebol de uma equipa da segunda divisão da Suiça, e quando a Fórmula estava parada, o piloto alemão aproveitava essa paragem para competir em corridas de Kartings. Isto é, o piloto nunca esteve parado. Mostrava-se sempre no activo. Como é que Mika Hakkinen pode dizer que está cansado sendo apenas piloto da Fórmula 1, e Michael Schumacher tendo duas competições em simultâneo, nunca parou por cansaço?!
Diogo Lopes:
ResponderEliminarApesar das rivalidades fazerem-sen-se circuitos, por vezes, os pilotos se "passaram da moleirinha" e empurrar adversarios para fora de pista, as regras da Formula 1 foram-se ajustando e, ainda bem! Pois ao longo dos anos verificaram-se algumas injustiças. Como falaste e bem na atitude do Senna em relação a Prost.
Novos condutores, novas rivalidades. Schumacher tinha direito a uma mão cheia.
Sabias que Mika Hakkinen, depois da Formula1, correu durante 3 anos no mundial de Grand Turism (GT)? Afinal não ficou confinado ao seu lar de chinelo no pé e colando de TV na mão... Hehehe!
Parabens pelo desfecho desta trilogia. Aque me agarrou mais, foi a parte II. Diguemos que foi o teu "Empire strikes back"!
Continua.