Polémicas na Fórmula 1 – Parte II
Na década de 90 não houve grandes rivalidades mas, tivemos um piloto
marcante na Fórmula 1 e que obteve alguns recordes. Falamos do alemão Michael
Schumacher. O piloto teve vários rivais nos primeiros anos em que participou.
Em 1994-1996 Damon Hill, 1997 Jacques Villeneuve, 1998-2000 Mika Hakkinen.
Em 1994
(ano que faleceu Ayrton Senna), era suposto haver uma rivalidade entre os dois.
A temporada começou com o grande prémio do Brasil, em que Senna desistiu quando
já tinha concluído 70% das voltas, e para grande desespero dos espectadores, a
sua desistência fez com que a maioria abandonasse a plateia, tendo o público
perdido o interesse pela corrida. Mostraram em directo a filmagem de
helicóptero os milhares de brasileiros a irem embora, e que o próprio Paulo
Solipa disse:
- Vejam
a quantidade de pessoas a abandonarem o autódromo José Carlos Pace, pelo facto
de Ayrton Senna já não estar em competição.
O piloto
viria a falecer no Grande Prémio de San Marino, tendo o brasileiro já vencido
essa pista por três vezes.
Após a
morte de Senna, a rivalidade desse ano, passou a ser entre Michael Schumacher e
Damon Hill. Nas seis primeiras provas, o piloto alemão obteve 56 pontos e era
já bem presumível que fosse campeão nesse ano. Acontece que a meio da época,
Schumacher foi desclassificado numa das corridas, o que lhe valeu a penalização
dos pontos conquistados nessa prova, e apanhou um castigo de ficar impedido de
participar nos dois grandes prémios seguintes. Castigo esse que foi aproveitado
por Damon Hill, pois venceu as duas provas e ficou quase colado a Michael
Schumacher.
Faltava um grande prémio para terminar a
época, Schumacher tinha um ponto de vantagem sobre Damon Hill e ambos não
concluíram o percurso, devido a um choque que houve entre ambos. Michael
Schumacher desistiu primeiro e Damon Hill teve que passar pelas boxes algumas
voltas depois, porque sentiu que o seu carro estava com problemas e a corrida
para o piloto britânico ficou por ali. Schumacher sagrou-se campeão da Fórmula
1 pela primeira vez na sua carreira.
Tanto Michael Schumacher como Ayrton
Senna, venceram o seu primeiro grande prémio da carreira em Portugal no
autódromo Fernanda Marques da Silva.
1995, Michael Schumacher
dominou por completo a competição, não teve qualquer adversário nesse ano e foi
bicampeão pela Benetton Ford aos vinte e seis anos, mérito que nenhum piloto
tinha conseguido antes, tendo no ano seguinte assinado pela Ferrari, mas só
conseguiu voltar a ser campeão e pela primeira vez na equipa italiana, após
cinco temporadas.
1996, a
temporada correu tão mal para o piloto alemão, que os principais candidatos ao
título foram Damon Hill e Jacques Villeneuve, tendo ambos pilotado pela
Williams Renault. No primeiro grande prémio que foi em Melbourne na Austrália,
a corrida foi sempre dominada pela equipa da Renault, os dois pilotos foram
sempre juntos durante todo o grande prémio, indo sempre Damon Hill em primeiro
e Jacques Villeneuve em segundo.
Damon Hill venceu os três primeiros grandes prémios e já era dado como o
principal candidato ao título. Porém, na quarta prova (GP Europa), tudo corria
bem ao piloto britânico, quando a poucas voltas do fim teve que passar pelas
boxes e já de lá não saiu. Tendo perdido a liderança para Jacques Villeneuve
que tinha Schumacher colado atrás de si. Foi um final de prova de cortar a
respiração, em que ambos procuravam a sua primeira vitória do ano e Schumacher
pretendia ser tricampeão. Villeneuve defendeu-se bem do piloto alemão e
conseguiu conquistar o seu primeiro grande prémio na carreira enquanto piloto
da Formula 1. Durante a competição, as coisas não corriam bem para Michael
Schumacher, que fez com que o piloto alemão já não fosse candidato ao título a
meio da época. Apenas venceu três grandes prémios, tendo conquistado a primeira
vitória nesse ano à sétima corrida.
Na última prova da época, Damon Hill tinha
9 pontos de vantagem sobre o seu colega de equipa Jacques Villeneuve. Para o
piloto canadiano ser campeão, tinha que vencer o grande prémio e Damon Hill não
pontuar. Aconteceu que, Jacques Villeneuve desistiu a meio da prova, e nesse
momento ficou decidida a questão do título. Damon Hill conquistou o seu
primeiro e único título da Fórmula 1.
Diogo Lopes:
ResponderEliminarNesta altura, a entrada na poberdade fez das suas, apesar de sair com alguma regularidades os GP de Formula 1, já o facto de brincar com bonecas de carne e osso, me chamava mais a atenção...
Mas sempre que podia, lá estava eu no café Antiguinha, a ver os GP no ecrã gigante! Lembro-me do acidente do Senna... A sua morte. A quantidade de vezes que essas imagens passaram na TV!
O ódio que muitos ficaram ao Schumacher por aquele encontrãozinho, que o desclassificou...
Mas sim, os carros eram mais iguais entre si, só a Ferrari e a whilliams se destacavam, já não se ouviam nomes como Lotus, Tyrrell e talbot... Varreram-se da historia, dando origem a novas equipas e uniões de construtores.