Polémicas na Fórmula 1 - Parte I

    Não é só no futebol mas, também na Fórmula 1, já tivemos muita polémica e grandes rivalidades, nas décadas de 70, 80 e 90.
   Comecemos na década de 70, mais precisamente no ano de 1976, em que tivemos a grande rivalidade entre Nick Lauda e James Hunt. Foi um ano em que se vibrou da primeira até à última corrida, em que Nick Lauda chegou a ter 50 pontos de vantagem sobre o seu rival. Venceu quatro dos cinco primeiros circuitos, pelo facto de James Hunt ter sido desclassificado num desses grandes prémios, por ter 1,5cm de largura a mais no topo da asa traseira do seu carro. Pontos perdidos esses, que lhe voltaram a ser retribuídos mais tarde.
     Até que em Agosto de 1976, no grande prémio da Alemanha, Nick Lauda mandou reunir todos os pilotos para convencê-los a cancelar a corrida, uma vez que estava mau tempo e a pista estava perigosa. Corrida essa que acabou por não ter sido cancelada pelo facto da maioria dos pilotos não terem concordado, e em que Lauda teve o tal grave acidente que lhe deixou a pele queimada. Por isso, não pode participar nos circuitos seguintes, tendo o seu rival aproveitado a sua ausência para se aproximar de Nick.
     De regresso às corridas, Nick Lauda já não se encontrava na melhor forma, e quando regressou, ficou em 4º lugar, tendo James Hunt desistido nessa corrida. E foi no último grande Prémio no Japão, que os dois rivais partiram com três pontos de diferença, estando Nick Lauda na frente. James Hunt pretendia que a corrida fosse cancelada devido ao mau tempo e à chuva intensa que caia na pista. Pedido esse que não foi concedido, uma vez que se fez muito investimento em publicidade e as televisões tinham pago rios de dinheiro para transmitir o grande prémio.
    Grande prémio esse, que foi impróprio para cardíacos. Nick Lauda desistiu por vontade própria logo nas primeiras voltas, tendo-se ressentido da última vez que pilotou à chuva. James Hunt tinha que obter pelo menos a terceira posição para ser campeão de Fórmula 1. O piloto teve vários problemas com o carro, e teve de parar nas boxes a quatro voltas do fim, e quando voltou para a pista estava em sexto lugar. E nessas quatro últimas voltas, James Hunt arriscou tudo por tudo, estando a pista húmida, para conseguir alcançar pelo menos o terceiro lugar. E foi quando a corrida terminou, e o piloto chegou às boxes, que James Hunt soube que tinha sido campeão.
    No final da década de 80, mais precisamente em 1989, tivemos a grande rivalidade entre Ayrton Senna e Alain Prost. Os pilotos estavam na mesma equipa, mas a sua rivalidade nunca deixou de existir. Foi então em 1989, faltavam dois grandes prémios para terminar mais uma temporada, e Alain Prost tinha 16 pontos de  vantagem sobre Senna. Na penúltima corrida, a cerca de 10 voltas do final no grande prémio de Suzuka (Japão), os pilotos colidiram e ficaram ambos parados à saída da curva. Prost ficou de fora e Senna ainda continuou, tendo terminado a prova em primeiro lugar.
     Horas depois do fim da corrida, a FIA decidiu desqualificar Senna da prova pelo "corte" da chicane que fez, depois de ser empurrado pelos fiscais, e para desespero do brasileiro, Alain Prost consagrou-se campeão.
      No ano a seguir (1990), no último grande premium (também disputado em Suzuka), Ayrton Senna tinha um ponto de vantagem sobre Prost. Na grelha de partida, Senna estava na polé position e Prost em segundo. Quando os pilotos largaram, logo na primeira curva, Senna atirou-se para cima do Prost, e ambos foram para fora da pista, tendo terminado a prova para os dois pilotos. Ayrton Senna sagrou-se campeão. Uma jogada suja e planeada pelo brasileiro, foi o suficiente para se sagrar campeão. Se isto tivesse acontecido anos depois, Senna teria sido desclassificado e possivelmente também podia ter perdido o título de campeão.

Comentários

  1. Diogo Lopes:
    Ao deparar-me com o teu texto, voltei atrás no tempo, em que via os grandes prémios de Formula 1 na RTP aos domingos. Fazia birras para poder ver os que davam de madrugada, sem qualquer resultado, pois o sono era maior que a vontade...
    Recordar nomes como Lauda, Hunt, Senna, Prost, Piquet e Rosberg (apesar destes 2 últimos não estarem no texto) é muito emocionante! Eu tive até uma caderneta de cromos da Formula 1! a Grand prix!

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