Polémicas na Fórmula 1 - Parte I
Não é só no futebol mas, também
na Fórmula 1, já tivemos muita polémica e grandes rivalidades, nas décadas de
70, 80 e 90.
Comecemos na década de 70, mais precisamente no ano de 1976, em que
tivemos a grande rivalidade entre Nick Lauda e James Hunt. Foi um ano em que se
vibrou da primeira até à última corrida, em que Nick Lauda chegou a ter 50
pontos de vantagem sobre o seu rival. Venceu quatro dos cinco primeiros
circuitos, pelo facto de James Hunt ter sido desclassificado num desses grandes
prémios, por ter 1,5cm de largura a mais no topo da asa traseira do seu carro.
Pontos perdidos esses, que lhe voltaram a ser retribuídos mais tarde.
Até que em Agosto de 1976, no grande
prémio da Alemanha, Nick Lauda mandou reunir todos os pilotos para convencê-los
a cancelar a corrida, uma vez que estava mau tempo e a pista estava perigosa.
Corrida essa que acabou por não ter sido cancelada pelo facto da maioria dos
pilotos não terem concordado, e em que Lauda teve o tal grave acidente que lhe
deixou a pele queimada. Por isso, não
pode participar nos circuitos seguintes, tendo o seu rival aproveitado a sua ausência para se aproximar de Nick.
De regresso às corridas, Nick Lauda já não
se encontrava na melhor forma, e quando regressou, ficou em 4º lugar, tendo
James Hunt desistido nessa corrida. E foi no último grande Prémio no Japão,
que os dois rivais partiram com três pontos de diferença, estando Nick Lauda na
frente. James Hunt pretendia que a corrida fosse cancelada devido ao mau tempo
e à chuva intensa que caia na pista. Pedido esse que não foi
concedido, uma vez que se fez muito investimento em publicidade e as televisões tinham pago rios de dinheiro para transmitir o grande prémio.
Grande prémio esse, que foi impróprio para
cardíacos. Nick Lauda desistiu por vontade própria logo nas primeiras voltas,
tendo-se ressentido da última vez que pilotou à chuva. James Hunt tinha que
obter pelo menos a terceira posição para ser campeão de Fórmula 1. O piloto
teve vários problemas com o carro, e teve de parar nas boxes a quatro voltas do
fim, e quando voltou para a pista estava em sexto lugar. E nessas quatro
últimas voltas, James Hunt arriscou tudo por tudo, estando a pista húmida,
para conseguir alcançar pelo menos o terceiro lugar. E foi quando a corrida
terminou, e o piloto chegou às boxes, que James Hunt soube que tinha sido
campeão.
No final da década de 80, mais precisamente
em 1989, tivemos a grande rivalidade entre Ayrton Senna e Alain Prost. Os
pilotos estavam na mesma equipa, mas a sua rivalidade nunca deixou de existir.
Foi então em 1989, faltavam dois grandes prémios para terminar mais uma
temporada, e Alain Prost tinha 16 pontos de
vantagem sobre Senna. Na penúltima corrida, a cerca de 10 voltas do
final no grande prémio de Suzuka (Japão), os pilotos colidiram e ficaram ambos
parados à saída da curva. Prost ficou de fora e Senna ainda continuou, tendo
terminado a prova em primeiro lugar.
Horas depois do fim da corrida, a FIA
decidiu desqualificar Senna da prova pelo "corte" da chicane que fez,
depois de ser empurrado pelos fiscais, e para desespero do brasileiro, Alain
Prost consagrou-se campeão.
No ano a seguir (1990), no último grande
premium (também disputado em Suzuka), Ayrton Senna tinha um ponto de vantagem
sobre Prost. Na grelha de partida, Senna estava na polé position e Prost em
segundo. Quando os pilotos largaram, logo na primeira curva, Senna atirou-se
para cima do Prost, e ambos foram para fora da pista, tendo terminado a prova
para os dois pilotos. Ayrton Senna sagrou-se campeão. Uma jogada suja e
planeada pelo brasileiro, foi o suficiente para se sagrar campeão. Se isto
tivesse acontecido anos depois, Senna teria sido desclassificado e
possivelmente também podia ter perdido o título de campeão.
Diogo Lopes:
ResponderEliminarAo deparar-me com o teu texto, voltei atrás no tempo, em que via os grandes prémios de Formula 1 na RTP aos domingos. Fazia birras para poder ver os que davam de madrugada, sem qualquer resultado, pois o sono era maior que a vontade...
Recordar nomes como Lauda, Hunt, Senna, Prost, Piquet e Rosberg (apesar destes 2 últimos não estarem no texto) é muito emocionante! Eu tive até uma caderneta de cromos da Formula 1! a Grand prix!